mai 13, 2014

Postado

Folia das Flores

Folia das Flores

A história dessa festa começou em 1976, há 39 anos!

Ela acontece todos os anos no município de Rio das Flores, fronteira do estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais, bem pertinho de São José das Três Ilhas, no distrito de Manuel Duarte.

 

Seu idealizador, Afonso Silva, nos contou que neste ano de 2014 está comemorando 35 anos de realização, pois, formalmente, ela foi instituída em 1980, quando inauguraram a Casa dos Santos Reis, exatamente no dia 06 de janeiro, dia de Reis. De lá pra cá vem realizando anualmente o que chamam de “Visita dos Santos Reis”. Na concepção do realizador não se trata de um “encontro”, mas da ritualização de “uma visita que Santos Reis faz às casas e as pessoas recebem os Santos Reis no arco, que é a entrada de Belém”.

Afonso

O evento acontece hoje na gruta de Santos Reis em uma praça no vilarejo e geralmente recebe apenas seis grupos, isso porque o ritual se dá de uma maneira completa e não com um tempo controlado de uma apresentação. Essa performance favorece a pesquisadores e visitantes na apreciação de um ritual em sua autenticidade e completude.
A missa, abrindo a festividade, é cheia de elegância e devoção aos Três Reis. Depois realizam um breve cortejo até a gruta, seguindo as visitações dos grupos envolvidos. Destacam-se também a exibição dos palhaços com suas vestimentas coloridas e seus versos engraçados. Detalhe que a gruta teve inspiração na Catedral de Colônia, onde estão os restos mortais dos Três Reis Magos.

meninos
Este ano contou com a presença da Folia de Reis da Mangueira, do Grupo Cantoria Céu na Terra do Rio de Janeiro, além de outras Folias da localidade.
Durante a festa tivemos a oportunidade de encontrar muitos amigos pesquisadores de Juiz de Fora, São Paulo, São Joao D’el Rei e Rio de Janeiro. Fomos agraciados com belas cantorias que trazemos para a apreciação dos que curtem esta Cumbuca. E o fazemos com alegria e gratidão no coração, especialmente a nosso querido amigo e guerreiro Afonso Silva.
Viva Santos Reis!

  1. Que coisa mais linda é as manifesta
    cões populares sendo expressadas na forma de musica e danças baseada na crença de cada uma das religiões existentes.
    Parabéns Affonso Furtado sempre divulgando nossas tradições populares.
    Agradeço a você Affonso Furtado meu amigo pessoal e de toda nossa família TORQUATO.

    ABRAÇOS

Deixa um Comentário