jul 17, 2014

Postado

VI Encontro de Tradições Mineiras

VI Encontro de Tradições Mineiras

O VI Encontro de Tradições Mineiras, o V Fórum de Culturas Populares e o XXXI Festival de Folias de Reis das Palmeiras foi sucesso absoluto.
A parceria formada entre a Associação Cultural Sons da Mata e a comunidade das Palmeiras e o Centro de Aprendizagem Comunitária (CAC), sob incentivo do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais foi sensacional.
Pudemos contar com uma participação muito intensa da comunidade em todos os momentos da programação. Na Roda de Prosa com os Mestres os foliões conversaram de forma muito produtiva com o pesquisador Affonso Silva e ainda pudemos contar com a presença de Gabriel Murilo expondo o Painel Música Minas e Oswaldo Giovannini Jr expondo sobre o Fundo Estadual de Cultura, ambos ampliando os horizontes das lideranças locais para as possibilidades de captação de recursos financeiros para os próximos anos e eventos da comunidade. Reforço maior foi a participação dos jovens locais, junto com Jasmine Giovannini e Gian Martins da Casa Minas Fora do Eixo e a pesquisadora Rosenilha Fajardo que realizaram uma oficina de cobertura colaborativa e formação de rede e trabalharam na produção, entrosando a juventude ainda mais com as tradições da comunidade.
O show de Cláudio Araújo e Dimas Souza na Venda das Palmeiras, no cair da tarde, encantou a todos os presentes, não só os moradores locais, mas também ao público que se deslocou da cidade prestigiando a festa.
DSC_0068No dia 19 contamos com a presença de 11 Folias de Reis, oriundas das Palmeiras, de Leopoldina, Cataguases, Recreio, Juiz de Fora e Miracema, de onde veio uma Folia Mirim que encantou o grande público presente. Na noite ainda houve a homenagem da Casa dos Santos Reis de Rio das Flores/RJ que condecorou um mestre folião mais antigo, Seu Nicodemos, atualmente cantador da Folia da Serra.
No dia 20 a desfile de carros de Bois provou ainda mais a força e o peso da cultura tradicional da comunidade levando diversos moradores até a festa de São Sebastião da vizinha Recreio.
Sem que esperássemos, fomos ainda agraciados com uma apresentação programada de última hora pelo amigo Sebastião Eugênio, liderança da comunidade de Arrasta Couro, que com seu grupo de Mineiro Pau, demonstrou a animação no resgate de suas tradições e nos agraciou com uma deliciosa feijoada, fechando com chave de ouro a acolhida da comunidade a essa parceria.
Estes dias nos mostraram que a escolha da formação da parceria entre a Associação Sons da Mata e a comunidade das Palmeiras foi muito feliz e semeou a proposta para dar frutos nos próximos anos, fortalecendo laços e reforçando a cultura popular da Zona da Mata.

 

Vejam as fotos clicando AQUI

Deixa um Comentário