jun 14, 2010

Postado

Caxambu de Patrocínio

Patrocínio de Muriaé é uma cidadezinha perto de Muriaé com aproximadamente 5 mil habitantes. Em um bairro rural, Sapucaia, mora Geraldo Navalha, caxambuzeiro velho, mas também palhaço de Folia de Reis, brincante de Boi Pintadinho, benzedor de pasto, médium espírita, vidente e curandeiro. 
Com pouco mais de 70 anos, seo Geraldo se diz mesmo é caxambuzeiro. Nasceu em Espera Feliz, mas foi conhecer o Caxambu em Caiana, com seo Totonho Vitorino. Depois em Tombos, com seo Liberato e dona Maria Juvená.
Em Patrocínio conheceu dona Emília, famosa na cidade e na vizinhança:
“Encontrei essa senhora batendo em uma pracinha, em uma esquina e eu quis entrar, mas quando eu entrei ela mandô chamá dois polícia para me tirar da festa que ela estava. Eu, conversando com o policial falei para ele:
_Se essa moça… não tem um bom assento, não pegasse, então, porque eu vou entrá nessa briga até amanhã… Aí o policial falou com a senhora, negra, de bem anos, e ela tava com o pessoal dela, com os caxambuzeiros dela… Ela foi lá e chamou assim, um menino, joão bobo, perto dela…
_Vai comportar como um bom rapaiz?
Acompanhei ela muitos anos. Ela tava em cima de uma cama, aí ela mandou me chamar, eu fui, ela estava em cima de uma cama pra morrer, entre a vida e a morte e virou e disse:
_Fica com meus toco de pau! E carrega meus compromisso todo pra você, única pessoa com coragem.
Esse é o sonho que eu tinha na vida e mais nada. E esse sonho aqui (indicou batendo nas caixas). Eu acho que só Deus me tira esse sonho aqui. Enquanto vida eu tivé…”.
O Caxambu de seo Geraldo muitos anos acompanhado de sua irmã (já falecida) e depois de sua esposa e outros companheiros como Jorge Pratinha e Ademar. Durante muitos anos animaram a festa junina tradicional da Fazenda Ipiranga em Sapucaia.

Veja mais:

Deixa um Comentário