jan 25, 2013

Postado

seo Nacionil Medeiros

seo Nacionil Medeiros

 

“Guardião da Folia da Serra”, como disse Alair, cantador de Reis. Aos 92 anos, o grande mestre deixa saudades e muitos ensinamentos. Quem, ao conversar com ele, não voltava para casa com enorme bagagem de histórias e saberes, sobre a Folia, sobre a vida, sobre as palavras sagradas de Deus?

Nacionil Medeiros Pires, nascido em 1920, sobrinho neto de Francisco Luiz de Medeiros fundador da Folia de Reis da Serra dos Barbosa, foi lavrador e comerciante, criou filhos, Helinho, Tuquinha, Nilo, Lélio, Vanor e Diná. Seus filhos, netos, sobrinhos e bisnetos hoje vivem dentro da Folia de Reis, nas festas da igrejinha da Serra e do campo de futebol.

Nesses dez anos que acompanhamos a Folia da Serra, ouvimos seus conselhos ecoarem pela igreja e pelos ouvidos de todos. Acima de tudo Deus e a proteção dos três Reis. Era um homem devoto, patriarca dedicado, propagava sua fé, o respeito pelo outro e a união de sua família. Certamente, onde estiver está contente com mais uma missão cumprida, mais uma peregrinação realizada, mais uma mensagem plantada em todas as casas que receberam a sagrada bandeira de quase duzentos anos de existência.

 

O vídeo acima foi realizado a partir de imagens do dia 06 de janeiro de 20013, dia da entrega da bandeira da Folia da Serra, e a entrevista com seo Nacionil em 2005.

  1. É realmente uma historia verídica, contada pelo o nosso saudoso amigo nacioinil.O qusl devemos muito. Nos deixou só bons exemplos.

Deixa um Comentário