mai 14, 2010

Postado

“Cultura Afrobrasileira”

Olê lê lê Kuliá!
Vamos fazer kuliá, vamos beber, comer e festejar!
Kuliá ou curiá é uma palavra de origem quimbundo (do povo africano de língua banto), significa beber ou comer. Está presente nos cantos de Congado da região da Zona da Mata mineira e também pode ser sinônimo de festa por aqui.
Mês de maio e mês de junho é tempo de festa para os praticantes da cultura popular de origem afrobrasileira e como quase todos nós temos em nosso modo de cantar, falar, pensar, rezar, contar, andar ou dançar muito dessa história que começou no continente africano, o tempo de festa é para todos.
Tava dormindo
candongueiro me chamô
levanta fogo
cativeiro já acabô      
Dia 13 de maio celebra-se a abolição da escravidão (embora saibamos que hoje ainda temos muito do cativeiro) e é também dia de Preto-velho. Tempo de feijoada, congo, caxambu e mineiro pau.
O mocotó do meu boi
Eu deixei no boi carrêro
No chifre dessa boiada
No tempo do cativeiro
            Em junho tem festa junina, com fogueira e pé na brasa, Santo Antônio, Pedro e João, também é tempo de bater o caxambu e festejar a cultura cultivada pelos negros, mulatos, caboclos, cafuzos, misturados (quase todos somos). 
             O projeto Registro do Folclore da Zona da Mata, através desse blog vai lembrar toda semana, com uma postagem nova (vídeos, fotos e textos), das festas afrobrasileiras que existem na Zona da Mata, de seus mestres e praticantes. Vamos mostrar Terreiros, Congados, Caxambus, Encontros de Jongo e tantos outros encontros de povos e culturas da nossa região. Vale acessar o blog, comentar, baixar conteúdo, exibir na escola, fazer trabalho, pesquisa, brincar, divertir e também vale mandar prá gente mais conteúdo para publicar no site. Faça contato e participe dessa festa, em casa, na internet, nos terreiros, nas ruas…: oswaldo.giovanninijr@gmail.com.

 
A  professora Natânia Nogueira fez a postagem do quadrinho acima em seu  blog   história do ensino.Nele ela fala sobre suas pesquisas da História de Leopoldina e História do Ensino e Educação,divulgando seus projetos e experimentações.É um blog muito visitado e interativo.Nessa semana postou um  material sobre escravidão e abolição,com sugestões de trabalho sobre o tema.
 Para saber mais sobre o blog e ver a continuação dessa tirinha clique aqui.

Deixa um Comentário