mai 14, 2010

Postado

Terreiro Cultural

A cidade de Araponga, nas encostas da Serra do Brigadeiro, antigamente conhecida como Serra dos Arrepiados, vem se tornando pólo de articulação da cultura popular das nove cidades localizadas no entorno do PESB (Parque Estadual da Serra do Brigadeiro).
A partir de uma tradição local, a Dança de Caboclos, surgiu uma organização não governamental chamada CEPEC (Centro de Pesquisa e Promoção Cultural) que vem atuando no incentivo e na promoção das tradições não só da cidade mas dos municípios que fazem parte desse Território ao redor do parque.
Muitas têm sido as ações do CEPEC, entre incentivo a Folia de Reis e Encomendação das Almas, registro da memória, dos saberes e das festas tradicionais, promoção do artesanato da palha de café, do turismo solidário, etc.
Em 2010 o grupo propôs mais uma iniciativa, o “Terreiro Cultural”. Consiste na realização de Fóruns de discussão sobre o eixo da cultura e suas diversas implicações, sejam econômicas ou simbólicas e especialmente um grande momento festivo reunindo grupos populares tradicionais de Araponga, Sericita, Pedra Bonita, Divino, Miradouro, Fervedouro, Muriaé, Ervália e Rosário da Limeira.
São Congados, Folias de Reis, do Divino, de São Sebastião, Blocos de Boi, Dança de Caboclo, Calangueiros, Violeiros, João do Mato.
O Terreiro Cultural é uma grande celebração da cultura dos povos que hoje vivem nas encostas da Serra dos Arrepiados.
Para saber mais acesse:

Deixa um Comentário