mar 21, 2013

Postado

Folia de Reis dos Colodinos

Folia de Reis dos Colodinos

A Folia de Reis dos Colodinos foi fundada no aniversário de José Moraes da Silva (Juca Colodino) em 1955 por amigos e parentes, sobrinhos e filhos, na Serra das Virgens, na divisa entre Leopoldina e Recreio. Alguns de seus filhos já eram foliões em outro grupo e decidiram criar sua própria bandeira. “Essa Folia veio de galho de outra Folia… a Folia dos Medeiros”, mais conhecida como Folia da Serra.
Não se sabe ao certo o porquê do apelido Juca Colodino, provavelmente veio dos “tempos antigos”, proveniente de seu pai que se chamava José Claudino. José do Claudino, José do Colodino, Juca do Colodino, Juca Colodino? Disse Seu Geraldo que o apelido do pai “pegou na gente”, daí o nome ficou até hoje: Folia dos Colodinos. “Só tirei o Juca, porque Juca não existe mais, só no pensamento da gente”.
Em uma família de 17 irmãos, sendo 14 homens, coube a Geraldo Moraes do Vale a liderança da Folia com o falecimento do pai. Hoje está composta por 18 componentes e fazem o giro do dia 31 de dezembro ao dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis. Nesse dia fazem a tradicional entrega da bandeira no Alto do Cemitério, próximo de onde foi a residência da família durante muitos anos e participam da celebração da missa na igreja do Rosário.
No dia 04 deste ano de 2013 participamos de um almoço no Sítio Indaiá, na Laginha, de propriedade de dona Nair, filha de Maria Inês de Oliveira e de José de Souza Oliveira, também conhecido como Fabiano, falecido amigo de Seu Juca e que durante muitos anos recebeu a Folia em sua casa. Na ocasião, a família de Seu Fabiano estava resgatando o costume reunindo diversos irmãos, sobrinhos e netos e recebendo a Folia dos Colodinos com um almoço ao modo mineiro, com sabor de saudade e de felicidade.
Naquela tarde a Folia cantou à mesa, celebrando a partilha e a multiplicação do peixe e do pão, relembrando a passagem bíblica ao som de violas, caixas, bumbos e versos de Reis. Após a janta fizeram a adoração ao presépio armado no salão e por fim participaram todos da brincadeira do palhaço Roninho.

Deixa um Comentário