mar 21, 2013

Postado

Seu Nelson Madeira

Seu Nelson Madeira

Seu Nelson Madeira nasceu na Fazenda do Triunfo, caminho para o distrito de Providência, município de Leopoldina.
Viveu sua infância e boa parte da juventude na lida da vida na roça. Morou em muitas fazendas na região e em Tombos e Porciúncula, trabalhando na lavoura de café, de fumo e com gado.
Já na vida adulta seu Nelson morou também em São Paulo, trabalhando como operário, como técnico em refrigeração e também em Juiz de Fora, Pirapetinga e Leopoldina. No entanto, sempre teve um sonho: trabalhar na roça e lidar com boi e cavalo. Hoje mora em Leopoldina e trabalha em uma pequena propriedade rural onde cria pequenos animais, planta uma rocinha de vez em quando, faz a manutenção do sítio e tem um cavalinho que puxa uma charrete ainda usada como seu meio de transporte.
Desde menino que sai em Folias de Reis. Quando criança, conta que, depois de brincar em uma tourada, avistou uma Folia e nela acabou entrando para brincar de palhaço, daquele dia em diante não parou mais. Mais tarde chegou a mestre de Folia, criou o seu próprio grupo e também uma Charola de São Sebastião. Tem em sua esposa uma companheira de estudo das profecias de Reis.
Neste ano fez sua última brincadeira de palhaço na Folia de seu sobrinho Erlei. Aos 70 anos mostrou coragem e vitalidade na brincadeira e relembrou versos antigos do tempo em que era menino e andava pelas touradas no interior.

Deixa um Comentário