abr 30, 2010

Postado

Símbolo de Fé – Piacatuba

  

A fé de um povo está em suas memórias…

Gente de bom coração!
Fitas coloridas, graças recebidas…
Cruz,símbolo de fé!

     

A história

 Numa disputa por terras entre duas famílias na vertente do Rio Pardo, travou-se uma luta entre o bem e o mal. Mesmo com toda essa disputa, um fazendeiro resolveu doar parte das terras desbravadas para a construção da  Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Para demarcar o terreno doado fincou uma cruz de madeira no local.
Isso despertou a fúria de um outro fazendeiro que, ambicioso e sedento por aquelas terras, mandou que seus escravos derrubassem o marco à foice. Mas nada adiantou, a madeira era muito forte e onde a foice tocava nada acontecia, apenas amassava sua lâmina afiada.
Decidido em acabar com a Cruz, o fazendeiro ordenou que seus escravos ateassem fogo no marco. E assim foi feito, a noite chegou e lá foram eles, cobriram toda a cruz com lenha e palha seca e atearam fogo. 
Certos de que haviam cumprido com o trabalho, voltaram para a fazenda. Mas… com o raiar do dia um escravo que tinha participado da queimação sentiu falta de sua foice e foi procurá-la. Ao chegar ao local viu que um milagre acontecera: lá estava ela no mesmo lugar, apenas chamuscada.  Os escravos e o fazendeiro foram punidos, alguns ficaram aleijados, outros morreram.
E até hoje esse símbolo de fé é cultuado por pessoas de vários lugares do país, sendo responsável por milagres de cura e salvação de pessoas de fé.

A festa

Todos os anos a comunidade de Piacatuba celebra no dia 3 de maio o dia da Cruz Queimada. Missas, procissão, desfile de charretes, apresentações culturais e religiosas compõem a programação da festa.

Para saber mais:
Visite Piacatuba e converse com seu povo que é fonte inesgotável de sabedoria e fé.
  1. Excelente o vídeo sobre a Festa da Cruz. Parabéns! Vocês registraram aspectos muito pouco comentados sobre a manifestação de fé e religiosidade das pessoas. Inclusive, e infelizmente, a depredação do patrimônio, com uma pessoa extraindo lascas do madeiro.

Deixa um Comentário