abr 7, 2010

Postado

Queimação do Judas

Queimação do Judas
Homem da Quaresma, Jacques da Quaresma, Judas de Palha, Homem da Palha, Judas…
                 O Judas no Sábado de Aleluia (Debret)
   O dia vem raiando e com ele vem também o mistério… “Quem colocou aquele boneco ali? Quem é o Judas esse ano? Quem fez o boneco?” É segredo! 
   Popular na Península Ibérica, se alastrou na América Latina no início da colonização européia. As pessoas que passaram a noite preparando o boneco e o testamento do Judas demoram um  pouco para aparecer na Queimação e quando aparecem não dão muito alarme.
   Banido das grandes cidades é tradição em bairros, distritos e em cidades pequenas, a Queimação do Judas acontece sempre no Sábado de Aleluia nas praças, em frente às igrejas e até nos cemitérios estão lá os bonecos. Feitos de palha e pano são pendurados nos postes, nas árvores e em cruzes.
                       Boneco feito de pano e cerragem
   Bem polêmico, engraçado e nada discreto é o seu testamento, contando histórias de pessoas, políticos até mesmo fazendo fofoca de quem vive no local . Muitos acham graça e levam na brincadeira, mas nem todos.
   A Queimação acontece logo depois da leitura do testamento do Judas por volta do meio-dia. Aí vira festa, bombas são estouradas dentro do boneco e as crianças chutam e arrastam o que não foi queimado.
                                   O que restou da Queimação

Em Vista Alegre, distrito de Cataguases, foi assim que aconteceu…

  
Obs: Este vídeo foi produzido em uma parceria entre a Cumbuca, O programa Ponto Brasil daTV Brasil e a TV Brasil.
 
PARA SABER MAIS:
Portal Brasil Cultura
Programa Ponto Brasil – TV Brasil

Livro Folguedos da Mata
Dicionário do Folclore Brasileiro – Luiz da Camara Cascudo
  1. Samuel Lima says:

    Muito manero esse post.
    A questão de quem é o Judas este ano foi bem fácil, é o Alexandre Nardoni, que em vários lugares do Brasil foi o Judas deste ano, já que a condenação dele foi agora, geral quiz queimar aquele safado!!

    p.s: A foto das duas cruzes e do sofá queimado está top demais :D

    Bom trabalho a todos. Saudades ;*

  2. Perfeito
    Ficou ótimo todo o trabalho .
    Tenho orgulho de ter participado de quase todo o processo de criação do Vídeo desde a trilha sonora(música que fiz pra minha banda(DEDO AMARELO myspace.com/dedamarelo)até a animação stopmotion com a ajuda mais que indispensável dos caras de Cataguases(Fábrica do Futuro).
    Viva nossa cultura e que a nossa cultura viva!
    abraços

Deixa um Comentário