abr 6, 2010

Postado

Charola de Nosso Senhor dos Passos

Charola = pequeno andor que se carrega em procissão.


   A Charola de Nosso Senhor dos Passos é um antigo ritual católico trazido para o Brasil pelos portugueses. A charola, ou casinha, é carregada em procissão durante a quaresma por um grupo de fiéis, que andam nas ruas e nas casas, cantando, rezando e recolhendo esmola para Nosso Senhor dos Passos. A casinha é coberta por um pano roxo, símbolo da quaresma, e carrega a imagem do referido santo, que simboliza a caminhada de Jesus até o calvário, onde foi crucificado.
   Os charoleiros caminham pelas ruas de noite ou durante o dia, sendo recebido nas casas a hora que for. Ao fim da peregrinação, toda esmola recebida é doada para a igreja.

   A oração, sempre cantada, na maioria das vezes é improvisada, não tendo o acompanhamento de nenhum instrumento. A cantoria constante não serve apenas para a oração, mas também para narrar todos os acontecimentos, como, por exemplo, agradecer alguém que deu uma esmola, agradecer/saudar o dono da casa e anunciar a saída ou a chegada. Nada passa despercebido, ninguém fica de fora, o canto comunica e comanda, desde a entrada até a despedida.
  Quando chega a quinta-feira santa, último dia de quaresma, a charola é levada até a igreja, onde são entregues as espórtulas recolhidas.
O vídeo a seguir acompanha a peregrinação da Charola de Nosso Senhor dos Passos de Cajuri – MG, mostrando como são feitas as visitas às casas e como as demais se preparam para receber a charola.

 
Para saber mais:

Deixa um Comentário