fev 16, 2010

Postado

Bloco do Boi de Descoberto

O Bloco do Boi da cidade de Descoberto carrega uma tradição de mais de 80 anos. Teve sua origem na rua mais humilde da cidade, conhecida como rua da Favela, quando era comandado por seo Bastião Rita. Naquela época era comum os homens vestirem-se de mulher, amarrando um pano na cabeça e as mulheres de homem, usando paletó e mesmo terno.
Ainda hoje fazem o desfile procurando manter a originalidade da música, utilizando a sanfona de oito baixos, do ritmo, mantendo a mesma cadência dos antigos, dos personagens e é claro da animação. Hoje tem mais alegorias e fantasias mais coloridas, mas mantiveram a sua originalidade conservando os mesmos instrumentos musicais e as mesmas músicas antigas, marchinhas de carnaval.
Entre várias mulinhas e bodes, cujos peões trazem aos pés chinelas com ferraduras para imitar a cavalgada dos animais, destacam-se grandes bois que fazem evoluções arrojadas na passarela, controlados pelos vaqueiros. As bonecas gigantes, chamadas pelo nome de Quitéria, também são destaque e ainda são acompanhadas por outras bonecas e bonecos, como a figuração em homenagem a um líder antigo do bloco, Honofre.
Seo Brás, Bilé e Puri reativaram o bloco que estava parado, isso há aproximadamente 50 anos e hoje, com a chegada de vários foliões faz uma grande movimentação na cidade nos dias de carnaval. 

Saiba mais:

Deixa um Comentário