fev 14, 2010

Postado

Bloco do Boi

                         Os Bois antes do desfile
O Bloco do Boi, como qualquer outro festejo de Boi no país, é herança do bumba-meu-boi nordestino que teria sua origem no burrinho e na mula representados no presépio.

                                          Menino vestido com a Mulinha

Com uma roupagem mais atual e colorida, os animais do Bloco do Boi de Descoberto, Minas Gerais, são feitos de alumínio, material leve que proporciona aos vaqueiros mais agilidade nas brincadeiras que fazem com a platéia e com outros bois do bloco. Outrora feitos de balaio, material bem mais pesado que o alumínio de que são feitos hoje, tinham um menor desempenho no desfile por conta do cansaço pelo peso que carregavam.

O vídeo abaixo mostra um pouco da história do bloco e sua criação, como são feitos os bonecos, bonecas, bois, mulas, bodes, búfalos, girafas e até as negas malucas, a composição das alegorias e a animação na preparação da festa.


  1. Anonymous says:

    Parabéns pela matéria sobre o Bloco do Boi de Descoberto. Sou Giovani Trombini, responsável pelo site http://www.descobertonet.com.br e aproveito para informar que coloquei o site Cumbuca como Parceiro, com um link na página principal de meu site e gostaria que tb nos adicionasse como parceiros. Peço que acessem http://www.descobertonet.com.br para conferir. Forte abraço

    Giovani Trombini – Site DescobertoNet

  2. Recebi por email a indicação deste link e tive a grata satisfação de conhecer este bonito trabalho de resgate e registro da memória popular. Parabéns.

    Italo Valerio
    Diretor de produção audiovisual e multimidia
    Rapina Produções Digitais – Natal/RN
    http://www.vimeo.com/italovalerio
    http://www.youtube.com/italovalerio
    http://italovalerio.spaces.live.com

Deixa um Comentário