Registro do Folclore da Zona da Mata

Pesquisa e documentação do folclore e da cultura popular na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Realizado desde 2002, desenvolveu vários produtos:
- Livro Folguedos da Mata
- CD Sons da Mata
- Vídeo Cores da Mata.

Nesse ano de 2010 começamos uma nova etapa em nosso trabalho em favor do registro do folclore brasileiro. Inauguramos este sítio na internet com a finalidade de fomentarmos o desenvolvimento de uma rede de intercâmbio e comunicação com escolas, comunidades, pesquisadores e demais interessados cujo conteúdo a circular refere-se às manifestações tradicionais de nossa gente.

Alguns anos de pesquisa nos fez reunir um material bacana sobre o folclore regional que queremos torná-lo mais público, acessivel e de uso e fruto público e coletivo.

Desta forma, com o apoio da Energisa S/A, da Fundação Ormeu Junqueira Botelho, da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, trazemos essa experiência de compartilhamento de acervo, pesquisa e criação.

Compreendemos que todo processo de pesquisa, registro e transcrição são processos criativos. Assim, abrimos também licença para a poesia e para a criação de nossos editores, todos os brasileiros, artistas populares, pesquisadores, músicos…

Todo acervo disponibilizado na rede é autoral e tem os direitos de uso de imagem cedidos por pessoas e comunidades. Todo acervo está disponível para reprodução, divulgação e uso educativo e acadêmico, sendo vedada sua comercialização e alteração.

Esperamos que todos façam bom uso e que também participem do processo enviando material para ampliarmos um conteúdo que pertence a toda sociedade brasileira.

Acompanhem nossas postagens seguindo os calendários festivos ao longo do ano:

Folia de Reis da Serra

 

Charola de Nosso Senhor dos Passos

Encomendação das Almas

 

Deixa um Comentário