Livro

 

O Livro Folguedos da Mata resulta do trabalho de pesquisa realizado na região da Zona da Mata de Minas Gerais, entre 2002 e 2005,sobre grupos tradicionais populares, seus mitos, ritos, músicas, danças, orações, autos e festas. Inicialmente, foi realizado um inventário de todos, ou quase todos, os grupos folclóricos tradicionais em 67 cidades que participam da área de concessão da Energisa, patrocinadora do projeto, financiado através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.
Após o inventário, foram realizadas várias ações de interação com as comunidades pesquisadas. Exposições de fotografia, apresentação de grupos, oficinas, palestras, debates, etc. Com o acúmulo de informações e a aproximação entre os pesquisadores, grupos tradicionais e escolas da região, foram desenvolvidos o livro “Folguedos da Mata- Um Registro do Folclore da Zona da Mata”, o “Caderno de Atividades” e o CD “Sons da Mata”.
Todo o material foi destinado à distribuição gratuita para as escolas públicas da região pesquisada, bem como para os grupos envolvidos diretamente no projeto, realizando assim, um amplo trabalho de registro, inventário, divulgação e valorização daquilo que se compreende como patrimônio cultural imaterial da região.
Downloads:
Livro Folguedos da Mata:

Deixa um Comentário