jun 15, 2010

Postado

Congado de Nossa Senhora do Rosário de Visconde do Rio Branco

O Congado de Nossa Senhora do Rosário de Visconde do Rio Branco e o Terreiro Caboclo Estrela do Oriente têm a mesma origem. Algumas pessoas acham que o Gongá é ainda mais antigo, mas acreditamos que os dois foram fundados na mesma época. De acordo com a memória oral da comunidade têm aproximadamente 113 anos de existência, portanto, desde 1897.
Seu criador e patriarca da família Muniz foi Erli Muniz, mais conhecido por Dodô. Sempre no mesmo lugar onde hoje se encontra, no bairro Filipinho na cidade de Visconde do Rio Branco. Africano de nascença foi criado por uma família em Ubá, mudando-se já adulto para Rio Branco. Casou-se com dona Maria da Conceição Ferreira (Maria do Dodô) com quem criou os filhos e deu continuidade às tradições.
No Congado também tivemos Reis Congo como seo Orozimbo, africano de nascimento e João Batista de Souza (Johnny Black), que hoje é Rei do Meio. Atualmente a responsabilidade dessa coroa é de Jorge Muniz (Jorge Maestro). Hoje também está à frente do Gongá e do Congado a Rainha Ginga e Yalorixá do Terreiro Maria do Rosário, junto dela sua irmã Silvalina Rosa, Rainha Conga e Valtencir Muniz, Capitão de Guarda. Referencia para todos do congado é também seu Jovi, dona Joana e tantos outros mais velhos ou mais jovens e varias crianças que mantém  a tradição viva.
Nossa festa acontece dia 13 de maio. São três dias de celebração, começando com a Gira de Preto Velho na sexta feira e indo até o cortejo do Congado no domingo. A comunidade do Alto da Velha, da Rua Maria Dodô em peso participa ajudando a levar a todos a beleza da cultura afro mineira.
por Valtencir Muniz (capitão de guarda)
Para saber mais: 

Deixa um Comentário