mar 21, 2013

Postado

Folia de Reis do Arraial dos Montes

Folia de Reis do Arraial dos Montes

“A Folia é uma recordação do passado dos três Reis do Oriente que viajaram para achar o Menino Jesus… Então a Folia taí pra dar esse segmento, pra nunca ser esquecida essa história” – Mestre Donga.
A Folia de Reis do Arraial dos Montes foi fundada em 1990 no povoado leopoldinense São Lourenço. Entre suas lideranças destacamos Oswaldo Nogueira, o Donga, Roberto e Zé Antônio, todos pertencentes a famílias de antigos foliões. Vem de tradição antiga, “vem berço e de raiz, um passando pro outro”, como disse Zé Antônio.
Donga, antes de criar essa Folia já saia em outra em Leopoldina, pertencente a seo Nelson Madeira, mas todos três são filhos e netos de foliões antigos da região.
Para Beto, que brinca de palhaço, esse personagem é o “guardião da bandeira”, ele é quem toma conta da bandeira, “ele tá sempre vigiando … porque o menino Jesus quando nasceu ele foi muito perseguido, né, então ele teve os protetores que desviavam o mal do caminho de Menino Jesus. O palhaço, ele está para tirar o mal do caminho da bandeira, tanto o que vem pela frente quanto o que vem por detrás”.
A festa da entrega da Folia do Arraial dos Montes é sempre bastante concorrida, pois fazem uma entrega muito bonita e com muita fartura, sempre aberta a toda comunidade.

  1. flaviaroodrigues says:

    Essa é muito boa mesmo , quem vem ver uma vez nuncaesquece
    parabéns a todos desda folia

Deixa um Comentário