mar 21, 2013

Postado

Folia de Reis do Arrasta Couro

Folia de Reis do Arrasta Couro

A Folia de Reis do Arrasta Couro foi fundada em 1987. Situada no povoado Arrasta Couro na zona rural de Leopoldina, é um grupo que vem de longa tradição em uma região tradicional de Folias de Reis. O grupo deve ter hoje cerca de 25 componentes, dentre os quais podemos ver a presença de jovens e crianças de várias idades, comprovando mais uma vez a vitalidade e certificando a continuidade na tradição.
No dia 02 de janeiro de 2013 participamos do tradicional almoço/janta na casa de dona Manuela, mãe de Lelinho e de Léia, que todo ano recebe a folia com muito carinho, alegria e devoção. Nessa noite serviram uma deliciosa e tradicional leitoa assada preparada com amor por dona Manuela e pelas suas filhas.
Acompanhando a Folia estava o palhaço Farofinha que fez vibrar a assistência com versos bem divertidos.
Ao cair daquela tarde, no terreiro da casinha de roça de dona Manuela tivemos a oportunidade de na conversa que tivemos com Lelinho vivenciar a importância da devoção aos Reis Magos. Em nossa região a Folia de Reis é uma devoção muito profunda que gira em torno de uma crença vigorosa no poder dos Magos em realizar e conceder graças aos devotos. É admirável a fé desse pessoal e o amor que eles têm pela bandeira e como essa religião fortalece os laços entre amigos e familiares, bem como revigora a luta pela vida no dia a dia de cada um.

  1. a melhor folia

  2. do arrasta couro e da serra

Deixa um Comentário