abr 19, 2013

Postado

Festival de Folia de Reis das Palmeiras (parte 1)

Festival de Folia de Reis das Palmeiras (parte 1)

Este ano de 2013 foi ocasião da realização do XXX Festival de Folias de Reis das Palmeiras. O evento foi criado por seo Valdete no pequeno povoado na zona rural de Leopoldina. Pelo que contam seus descendentes o objetivo era a confraternização entre os grupos de Folias, uma vez que os foliões, estando restritos ao seu próprio giro, não tinhma oportunidade de apreciar a cantoria dos amigos.
A região das Palmeiras que também envolve Arrasta Couro, Serra dos Barbosa, Serra das Virgens e proximidades de Recreio é considerada um berço de diversas Folias de Reis. As Folias de lá, Folia da Serra, Folia do saudoso Valdete e Folia do Arrasta Couro são as anfitriãs da festa.
Sempre muito concorrido, o festival, organizado pelo CAC, acontece todos os anos no dia 19 de janeiro, véspera de São Sebastião e atravessa a noite contando com a presença de diversos grupos e com muita gente bacana que gosta de Folia de Reis.
Este ano fizemos um breve retrato dos grupos que se apresentaram no anfiteatro da escolinha e trouxemos em vídeo uma pequena amostra, acompanhem!
Folia de Reis do saudoso Valdete, criada em 1977 no sítio Boa Vista

Folia de Reis da Serra dos Barbosa, fundada em 1816 por Francisco Medeiros

Folia de Reis Ribeiro Junqueira, formada em 1980 por Claudir e Zé Dimar

Folia de Reis do Arrasta Couro, fundada em 1987

  1. todas as folias mandaram bem nota 1000 para elas.

  2. Bendito seja as comunidades Pameiras, Arrasta couro, Serra do Barbosa, Serra das Virgens. Comunidades essas,que todos os anos recebem grandes folias de reis que valorizam o nosso festival de folias de reis nas Palmeirs. Que os saudosos foliões, que partiram para outra vida,lá do alto estejam nos iluminando os nossos trabalhos.Obrigado Geovannine,céu azul, todos que colaboram com este festival de folias de reis das Palmeiras.

Deixa um Comentário