jul 1, 2011

Postado

Viva São João! Viva Santo Antônio! e São Pedro!

Curva pra lá, curva pra cá, sobe morro, desce montanha, encurva de novo… Lá vai nóis, em Curto Circuito, atrás de mais um Arraiá pelas Serras de Minas.

Canaã foi a primeira parada. Era festa de santo casamenteiro, o padroeiro do lugar, Santo Antônio. Vinho quente, canjica e canjiquinha, velório do boi e Farinhada, aquela do Sebastião.
Depois foi Acaiaca, dia de São João, tão falada pelo meu amigo Mário, lá de Araponga. Quantas vezes indo para Mariana e Ouro Preto a gente avistava a plaquinha na estrada e ficava com vontade de entrar, ao menos mode tomá um café e avistar a estação de trem. Lá comi escondidinho, fígado com giló e tomei quentão. Dormimos na casa de dona Nilza (Pouso das Gerais), um baita casarão antigo. Lugarzinho bão sô! e dá-lhe Farinhada na oreia!
Foi assim, e ainda tá sendo porque a próxima parada será Viçosa. Aí já é na Universidade, na Semana do Fazendeiro, coisa chic demais. 

Cêis querem ver um pedacim da festa? Então espia os vídeos aí embaixo. Tem quadrilha de Canaã, Araponga, São Miguel do Anta, Rio Doce, Dom Silvério, Viçosa e Acaiaca.

Quem arrumou essa bagunça? Foi o pessoal do Circuito Turístico Serra de Minas (um abraço Renato!). Eles que inventaram esse tal de II Arraiá em Curto Circuito. Dia 11 foi em Canaã, dia 24 em Acaiaca e dia 9 será em Viçosa. Um festival de quadrilha que tá uma coisa de doido. Ainda dá tempo de aprontar e pegar um mocadim da festa. Se ainda não foi, vai lá em Viçosa sô, ver as quadrilhas e dançar no show do Tião Farinhada.

 

 

 

 

 

 

 

  1. que maravilha ver nossa cultura brilhar levantando esta bandeira da rezistecia contra a cultura neo liberal,a cultura popular é a força da nossa gente.

  2. Anonymous says:

    Show de Quadrilha ver Rio Doce BI CAMPEÃ, mnha terra é demais.Um grande abraço pra ees povo guerreiro que sabe fazer bem feito, que luta por seus ideais e que tem um espírito esportivo que sempre supera as nossas espectativas. Ah Rio Doce, quem me derá aí ter permanecido pra ver todos os dias o pôr do Sol, o nascer do luar e o raiar do dia. Mas quem sabe um dia aí voltarei a viver, pescando no lago da UH Candonga, fazendo uma caminhada até Santana do Deserto, vendo o riodocense campeão do Campeonato Regional do Açucar, jogando meu futebol no Rio Doce clube, indo aomirante para avistar nossa belíssima e bem cuidada cidade. Grande abraço meus conterrâneos.

  3. Olá! pessoal,

    Vai rolar no próximo 13 de maio encontro de jongueiros da região Noroeste do estado do RJ, em Miracema.

  4. Este comentário foi removido pelo autor.

Deixa um Comentário