set 21, 2010

Postado

II Seminário

 O projeto Registro do Folclore da Zona da Mata, a Energisa, a Fundação Ormeu Junqueira Botelho, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais apresentam o V Encontro de Tradições Mineiras e o III Fórum das Culturas Populares da Zona da Mata.
Rumo ao objetivo de preservar a memória dos grupos populares e de incentivá-los na continuidade dinâmica de suas tradições, o presente projeto lança a proposta da formação de uma rede de colaboração entre os vários setores de nossa sociedade.
A partir das conversas do Seminário preparatório para o Fórum, em julho deste ano, propusemos trabalhar nossas iniciativas com base em três pilares: criação de um Memorial da Cultura Popular; a formação de uma rede de grupos informais e instituições; e ações de sustentabilidade e geração de renda.
Como próximo passo para a construção dessa história convidamos para partilhar experiências o Pontão de Cultura Jongo/Caxambu e o projeto Museu Aberto do Fandango.
Abrilhantando nossas conversas convidamos também para partilhar sua vivência familiar e artística a Cia. Carroça de Mamulengos. Pois, afinal, folclore é uma questão de arte, família e devoção.
Como não podia deixar de ser, mais um ano estamos todos juntos também no Cortejo das Tradições, ganhando as ruas de Leopoldina e levando a todos a alegria e o orgulho da Cultura Popular Brasileira, diretamente da fonte. E ganhando o centro da praça com um lindo encontro de Folias de Reis.

Deixa um Comentário