mai 17, 2011

Postado

13 de maio em Recreio

13 de maio em Recreio
Final de semana feliz em Recreio. Depois de mais de 70 anos que não se ouvia bater os tambores do Caxambu nessa cidade, de grande população de descendentes de escravos, voltou a entoar o canto da liberdade no 13 de maio de 2011. 

 

Seo Manoel Moleque, que ouvia caxambu quando criança, ainda lembra de pontos antigos cantados pelos avós lá em Conceição da Boa Vista. 

 

Na festa do dia 13 de maio de 2011 engrossaram o coro o Caxambu de Miracema com Dona Aparecida Ratinho e seo neto Rogério, que trabalhou com muita garra para fazer esse evento acontecer. O Boi Pintadinho do grupo Cara da Rua, também de Miracema, o Caxambu de Santo Antônio de Pádua com o mestre Nico, a Capoeira de Aperibé e os jovens pagodeiros de Miracema. 

 

“Segundo o depoimento de sr. José Andrade, dona Taizinha (i.m.), dona Edir Rodrigo, dona Neuza Germello e dona Maria Alves ‘Mariquinha’, as danças de Caxambu eram comuns durante outras datas, até mesmo na zona rural e nos distritos, mas era no dia 13 de maio que acontecia a roda de Caxambu com maior número de pessoas.” (fonte: Jornal Pólis) 

 

Seo Milton, hoje com 75 anos, disse que sempre acompanhava sua avó nas rodas em Conceição da Boa Vista (distrito de Recreio). A última roda que presenciou foi quando tinha por volta de 6 ou 7 anos.
Foram muitos anos de ausência, mas agora o Caxambu de Recreio está de volta e com muita força. Graças à Cicinha, grande batalhadora, que há anos vem acreditando nesse resgate. 


E viva a liberdade!


E o Caxambu de Carangola, liderado por Maria Nossa, fechou a festa e deixou saudade!

  1. SALVE OS TAMBORES DO CAXAMBU! Que bom que foi possível realizar esses evento em Recreio! Parabéns a Cicinha e a todos que contribuíram! Precisamos de mais momentos como esse, mas já é um bom recomeço!

  2. Deve ter sido uma festa e tanto. Lamento não ter tido conhecimento da realização de tal evento, pois não o perderia por nada. Fica para a próxima vez.

    Parabéns para os Caxambus, organizadores e demais agremiações que abrilhantaram a festa.

  3. Anonymous says:

    OS APOSENTADOS NÃO PODEM FAZER GREVE PARA REIVINDICAR SEUS DIREITOS E RESPEITO À CLASSE, MAS NAS URNAS, VÃO FAZER A DIFERENÇA. A DERROTA DOS CARRASCOS DOS APOSENTADOS SERÁ INESQUECÍVEL.
    ATENÇÃO PARA A REVOLUÇÃO QUE ESTÁ EM CURSO.
    ROLA NA NET:
    APOSENTADOS, PENSIONISTAS, PROFESSORES, MILITARES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS – ESCRAVIZADOS E HUMILHADOS – VÃO “FERIR DE MORTE POLÍTICA” O CORAÇÃO DOS CARRASCOS CORRUPTOS: AS URNAS.
    LUTE HOJE PARA VIVER BEM O AMANHÃ.
    POVO SEM PARTIDO POLÍTICO É PATRÃO: NÃO PERDE
    ELEIÇÃO PARA PESQUISA, RÁDIO OU TELEVISÃO.
    REPASSEM SEM MODERAÇÃO
    POLÍTICOS SÓ RESPEITAM AS URNAS: MAIS NADA!!!
    PENSANDO NISSO OS APOSENTADOS, COM MUITA PROPRIEDADE, DESENVOLVERAM DE FORMA SIMPLES, EFICIENTE E DEMOCRÁTICA UMA MANEIRA DE LUTAR PELAS SUAS CAUSAS E, AO MESMO TEMPO, RESOLVER GRAVES PROBLEMAS NACIONAIS.
    APOSENTADOS E PENSIONISTAS TÊM DIREITO, MAS NÃO PODEM CURTIR A APOSENTADORIA: SÃO ESCRAVOS DE POLÍTICOS NO BRASIL.
    A esperança do povo brasileiro está na ponta dos dedos dos aposentados, idosos e cidadãos que têm a consciência de que: POVO QUE NÃO TEM PARTIDO É PATRÃO NAS URNAS.
    “A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” vai deixar muitos políticos mal intencionados sem sono.
    ITÁLIA: O governo criou os juízes sem rosto que acabaram com a máfia.
    BRASIL: A Revolta das Bengalas e das Cadeiras de Rodas, movimento sem partido e sem nome, vai acabar com a escravidão dos aposentados, idosos, trabalhadores, anarquia e corrupção instaladas no país pelos últimos governos, inclusive estaduais e municipais.
    O PARTIDO DOS TRABALHADORES E SEUS COLIGADOS ESTÃO QUEIMADOS COM OS IDOSOS, APOSENTADOS, PROFESSORES, MÉDICOS, MILITARES (INCLUSIVE DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS – PEC 300), FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E COM TRABALHADORES – FUTUROS APOSENTADOS.
    FERNANDO HENRIQUE PREPAROU A FORCA DOS POSENTADOS, LULA COLOCOU A CORDA E A DILMA, RELEMBRANDO O SEU PASSADO, ESTÁ PUXANDO A CORDA EM VOLTA DO PESCOÇO DOS IDOSOS COM A FRIEZA DE UMA TERRORISTA.
    MAIS DE 20 MILHÕES DE IDOSOS E APOSENTADOS VÃO ÀS URNAS PARA DERRUBAR OS SEUS CARRASCOS. APÓS 12 ANOS, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ENTENDIMENTO.
    A OPOSIÇÃO VAI ASSUMIR E RESPEITAR OS TRABALHADORES E APOSENTADOS PORQUE NÓS, NOVAMENTE DEPOIS DE QUATRO ANOS, SEREMOS A VERDADE NAS URNAS.
    EXISTEM VÁRIAS CLASSES ENGAJADAS NOS INTERESSES DOS APOSENTADOS PARA ACABAR COM A ESCRAVIDÃO DOS TRABALHADORES E APOSENTADOS NO BRASIL.
    O texto:
    “A REVOLTA DAS BENGALAS E CADEIRAS DE RODAS.”
    DE UM LADO: APOSENTADOS E OS IDOSOS QUE CONTRIBUÍRAM, POR DÉCADAS, PARA TER UMA VELHICE DIGNA, MAS ESTÃO HÁ 12 ANOS ESCRAVIZADOS PELOS GOVERNOS DO PT (LULA E DILMA)E ATÉ PASSANDO PRIVAÇÕES. DO OUTRO LADO: POLÍTICOS CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE NA PLATAFORMA DE GOVERNO PROMETEM RESOLVER O PROBLEMA DA APOSENTADORIA.
    “CAMPO DE BATALHA: AS URNAS”.
    OS IDOSOS VÃO SE “ARRASTAR” ATÉ AS URNAS PARA TIRAR DO PODER CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE PROMETERAM RESOLVER O PROBLEMA DO APOSENTADO E NADA FIZERAM PORQUE SABEM QUE IDOSOS NÃO GOSTAM DE VOTAR, MAS OS CARRASCOS VÃO “CAIR DO CAVALO”.
    ESTA CAUSA É DE TODOS, INCLUSIVE MILITARES E CIVIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. TODOS ESTÃO CAMINHANDO PARA GANHAREM SOMENTE UM SALÁRIO MÍNIMO: É O OBJETIVO DOS CARRASCOS QUE ESTÃO NO PODER.
    APESAR DA ECRAVIDÃO E ESTADO DE MISÉRIA IMPOSTO PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES, NÃO É RARO O APOIO QUE OS IDOSOS DÃO AOS SEUS FILHOS E/OU NETOS SEM EMPREGO OU POR OUTROS MOTIVOS.
    SOMOS MAIS DE 20 MILÕES DE APOSENTADOS. NÃO HÁ ELEIÇÃO VENCIDA COM ESTA DIFERENÇA DE VOTOS.
    NÓS TEMOS O PODER DE TIRAR OU COLOCAR: PODEMOS MUDAR TUDO, NÓS NÃO TEMOS PARTIDO POLÍTICO.
    JOVEM, LEVE O SEU IDOSO ATÉ AS URNAS. A SUA VIDA CERTAMENTE VAI MELHORAR.
    REPASSEM ESTAS MENSAGENS PARA TODOS, INCLUSIVE VIA: FACEBOOK, ORKUT, TWEETER, MSN, SITES RELATIVOS A FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, APOSENTADOS, ETC.
    OS VELHINOS, TRABALHADORES, APOSENTADOS, ESCRAVIZADOS, MISERÁVEIS, HUMILHADOS E ENDIVIDADOS AGRADECEM.

Deixa um Comentário